102 anos de tradição e história - Máquinas com baixa manutenção e de fácil manuseio
IMASA Plantio Direto
Pesquisa
Fechar
Pesquise no conteúdo

Sobre Nós

Há mais de 102 anos, a IMASA Indústria de Máquinas Agrícolas LTDA iniciou as suas atividades na cidade de Ijuí-RS. A INOVAÇÃO foi o fator determinante para a consolidação da marca no mercado.


Desde a sua fundação, em 1922, a empresa sempre procurou atender às necessidades dos clientes, mantendo um contato direto com os Agricultores, seja para captar e suprir as suas necessidades no que diz respeito às ferramentas adequadas ao seu trabalho, seja para conhecer as suas ideias e a sua experiência do trabalho no campo.


No período de instalação da empresa, a economia da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul baseava-se na agropecuária, sendo a suinocultura e a produção de banha para exportação as principais atividades em expansão. Com isso, os primeiros equipamentos a serem fabricados foram Latas para Banha, Prensas para Extração de Banha, Tarros de Leite, entre outros utensílios domésticos.


Com o início da Segunda Guerra Mundial, houve uma dificuldade em importar máquinas e equipamentos de origem europeia, então a empresa passou a reprojetar os mesmos, adaptando-os às peculiaridades locais. Assim, eram produzidas Serrarias e Laminadoras de Madeira, Engenhos de Cana-de-açúcar, Amassadores de Barro para Olarias, Caldeiras a Vapor, Lâminas de Serras e Talhas, que abasteciam os mercados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e a vizinha República Argentina.


Na década de 50, quando a agricultura mecanizada ensaiava os seus primeiros passos por meio das lavouras de Trigo, ainda imperavam na região a suinocultura, a pecuária leiteira e uma agricultura diversificada, baseada, principalmente, no cultivo do Milho e da Mandioca e na extração da Erva-mate nativa. Naquela época, visando atender às necessidades decorrentes do maior dinamismo que a modernização impunha às atividades agropastoris, a Imasa desenvolveu diversos modelos de Trituradores, que ficaram conhecidos pela marca registrada “Tufão”. Paralelamente a esses, também foram desenvolvidos Misturadores de Ração Balanceada para uso industrial e doméstico.


Em 1958, com o incremento da mecanização agrícola, houve dificuldades para obtenção de discos importados para Arados e Grades, então, em caráter pioneiro na América do Sul, a empresa iniciou os estudos para produção de Discos para Arados e Grades. Como não existia algo semelhante no mercado nacional na época, a Imasa teve de desenvolver todo o processo de fabricação, envolvendo operações como corte, forja, tratamento térmico de têmpera e afiação.


No início da década de 60 outro problema começava a surgir na região: a degradação dos solos pela erosão, cujos processos destrutivos eram exacerbados pelo uso de maquinaria agrícola e métodos de cultivo originários, principalmente da Europa, onde tanto as peculiaridades do clima, como do solo são diferentes. Para contribuir com a solução do problema, foi lançado em 1962 o Arado Subsolador que, mais tarde, recebeu a marca comercial “Pé de Pato”. Esse equipamento permitia o preparo do solo sem alterar a sua estrutura natural, facilitava a absorção das águas das chuvas, evitando a erosão pluvial, e, ao mesmo tempo, propiciava o armazenamento de umidade no subsolo e permitia o acesso das raízes das plantas a essa umidade e aos elementos minerais nas camadas mais profundas.
Com a expansão das áreas plantadas com Soja e Trigo, crescia também a exigência dos Agricultores no que diz respeito às técnicas de semeadura e adubação, destacando-se a regularidade da distribuição de sementes e fertilizantes, bem como a profundidade de colocação dos mesmos no solo. Para preencher o vazio existente no mercado, foi lançada em 1968 a primeira Semeadeira-Plantadeira para Trigo, Soja, Arroz e outros grãos.


A linha de Coberturas Metálicas Autoportantes também teve a sua fabricação iniciada na década de 70, destacando-se nesse processo que a máquina utilizada para a fabricação também foi desenvolvida pela IMASA. O equipamento ganhou o nome de “Máquina Perfiladora de Telhas Metálicas Autoportantes”.


A IMASA é uma das empresas pioneiras do sistema “Plantio Direto” e teve a sua primeira Semeadeira-Plantadeira lançada, nessas características, em 1982. Em 1987, com a apresentação do modelo “MP-1600”, a fase de máquinas de grande porte atingiu seu ponto culminante, com inovações tecnológicas inéditas a nível mundial. O sucesso das Plantadeiras IMASA fez com que esse se tornasse o principal produto da empresa, com diversos modelos para as mais variadas culturas, divididas em Plantadeiras, Semeadeiras e Multiplantadeiras, sendo que essas estão configuradas para atender ao pequeno, ao médio e também ao grande Produtor, com máquinas de 02 até 41 linhas de plantio. Esses equipamentos estão presentes em todas as regiões do Brasil, além de serem exportados para países da América do Sul.


Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 150 colaboradores diretos e centenas de indiretos. Possui diversos equipamentos do setor metalmecânico de ALTA TECNOLOGIA, como Robôs de Solda e Corte de Chapas a Laser e Plasma. Também dispõe de um AMPLO ESPAÇO FABRIL e possui CORPO TÉCNICO DE DIFERENTES ÁREAS, com uma EQUIPE DE ENGENHARIA EXPERIENTE E CAPACITADA PARA O DESENVOLVIMENTO E MELHORIAS DE EQUIPAMENTOS.

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.